Inicio do conteudo

Palestras do NJE/Ciesp propiciam reflexões sobre os 4 pilares da vida pessoal, profissional, espiritual e de lazer

O evento contou com a presença de três especialistas que discutiram questões importantes para vários aspectos de nossas vidas

Gestão de carreira, negócios, vida pessoal e profissional foram temas importantes abordados pelo Núcleo dos Jovens Empreendedores do Ciesp (NJE), em encontro realizado nesta quinta-feira (20/03), na sede do Ciesp/Fiesp. A palestra “4 Pilares, você no controle da sua vida” teve como objetivo fazer o espectador pensar e estruturar os principais pilares de sua vida, que envolve as esferas pessoal, profissional, espiritual e de lazer. O diretor do NJE, Tom Coelho, recebeu os palestrantes Flávio Maneira, Fernando Fernandes e Franco Oliveira.

Flávio Maneira, que é estudioso de neurociências e do capital humano com foco nos negócios, reforçou a importância de nossa carreira e de todos os aspectos da vida, e o que isso implica em nossa realidade. “A espiritualidade, neste caso, é independente da religião e está inserida em um conceito de fé”, esclareceu. Segundo ele, a nossa condição faz com que não planejemos tanto, sem consciência do que queremos e sem autoconhecimento, e que para isso é necessário muita disciplina: “Seria muito mais interessante trabalhar com algo que já temos pré-disposição”, comentou. O especialista afirmou que, hoje em dia, a tendência é ser empreendeddor e que é preciso mudar nossa perspectiva e parar para pensar, buscando, em algum momento, ser empreendedor: “Adaptarmos essas mudanças é importante”.

Maneira também destacou o valor do pensamento visual, ou seja, deveríamos mudar  a forma de aprendizado, mapeando a nossa personalidade, desejos, talentos, para traçar objetivos claros. “Isso torna mais fácil a mudança e o crescimento de cada um. Fica mais fácil visualizar cenários hipotéticos, mas possíveis”, disse. O especialista explicou que “pensar a longo prazo” pode trazer bons resultados, pois, segundo ele, aqueles que se projetam em um futuro têm mais facilidade para alcançar seus objetivos finais, sempre pensando em como descobrir estratégias para a resolução de problemas. “Quando paramos, analisamos e ampliamos, o nosso pensamento visual desenvolve expectativas e implementa uma ação, do planejamento até a sua execução”, afirmou Flávio Maneira.

Espiritualidade
O especialista em medicina pediátrica, Fernando Fernandes, falou sobre a espiritualidade, que, segundo ele, é um assunto que deve estar bem atualizado em nossa mente, inclusive para os empreendedores. “Precisamos entender os mecanismos que estão inscritos no processo da espiritualidade, para que possamos viver melhor neste mundo de hoje”, disse. O médico elucidou sobre a importância de nossas emoções, sensações e sentimentos, da imprevisibilidade da natureza, do mercado e de nossa vida pessoal e sobre nossa necessidade de sobrevivência: “A vontade de viver cria novas estruturas para nós”, comentou.

Fernandes afirmou ainda que as emoções fazem parte de um programa complexo, e sem elas nenhum ser vivo poderia sobreviver. Ele explicou que as emoções são complementadas por uma mente consciente, e que nem todas as pessoas tem a mesma reação sobre as coisas. “Não podemos entender o comportamento e a mente sem entender o mecanismo das emoções”, disse.

Para Fernando Fernandes, a espiritualidade é um conjunto de emoções positivas que temos em nosso cérebro, a qual permite que tenhamos um “convívio social” e uma melhor relação até mesmo com o “divino”. “A religião é apenas um instrumento para que possamos desenvolver essa espiritualidade que nasce conosco”, afirmou.
“A moralidade do homem precisa ser trabalhada e desenvolvida através da reflexão”, completou o especialista.

Controle e competências
Franco Oliveira comentou sobre a necessidade de termos mais controle sobre as várias esferas de nossa vida, e que nossos sentimentos, pensamentos e emoções não podem ser confundidos com o que nós realmente somos. Franco é fundador da Coach S/A, onde atua como executive and business coach, e apresentou o modelo da empresa para os participantes. O executivo explicou que hoje é cada vez mais difícil desenvolver competências tão rapidamente quanto o mercado atual requisita: “As tarefas da vida pessoal e profissional são muito complicadas de equilibrar”, afirmou.

De acordo com ele, precisamos aumentar a nossa performance e o nosso desempenho, acelerando o processo de mudança, transformação e aprendizado, além de ampliar o nosso processo de consciência. Para isso, Franco apresentou a estratégia do modelo coaching, mostrando como esse método pode ajudar as pessoas a serem bem sucedidas. Segundo Oliveira, é importante observar o cenário atual em que nos encontramos, analisar a história, expandindo e explorando cada vez mais, para criar a melhor estratégia. Encontrar novas perspectivas, desafiar-se e utilizar da melhor estratégia encontrada são passos fundamentais para o processo. Além disso, é necessário ter foco, força de vontade e, principalmente, comprometimento com o seu plano de ação. O palestrante explicou que nossa meta deve ser “espeficada, projetada e, por fim, alcançada”. “Lançar um olhar inteligente e crítico sobre você mesmo significa estar no controle de sua própria vida”, finalizou Franco Oliveira.

Para mais informações, acesse: www.curso4pilares.com.br

Para saber mais sobre os palestrantes, clique aqui.

Sobre o NJE

O Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp (NJE) é uma das áreas técnicas da entidade, com o grande propósito de identificar, desenvolver e capacitar lideranças. Atualmente, são 33 grupos do NJE em todo o estado de São Paulo, presentes na região do ABC, no litoral e no interior do estado, alcançando 467 municípios.

Em cada uma dessas regionais são promovidos eventos, palestras e cursos. Entre os mais populares eventos do NJE estão o “Happy Business”, – encontro de negócios no qual é possível trocar cartões de visita e, de fato, fazer negócios entre si; e o “Cine Debate”, que transmite um filme comercial com algumas pausas para que se façam comentários do ponto de vista corporativo em relação àquele filme.

O carro-chefe dos eventos do Núcleo é o Congresso Estadual de Empreendedorismo, que é realizado anualmente. Em 2014, será realizado em Santo André, nos dias 4 e 5 de setembro. No ano passado, o congresso foi realizado em Santos, com cerca de 15 palestrantes, com mais de 1300 pessoas inscritas. Neste ano, a expectativa é ainda maior, já que o evento deve receber palestrantes do exterior.

Amanda Viana, Agência Ciesp de Notícias