Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Limeira promove Hackaday

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp Limeira promoveu, no dia 27 de maio, o Hackaday, uma tarde com muito conhecimento e inovação como preparativo para o Hackathon, agendado para agosto. O evento foi realizado na FCA/Unicamp, com a participação de empresários, professores, estudantes e convidados, que puderam sugerir soluções tecnológicas com o objetivo de viabilizar ideias e negócios.

No total, 11 sugestões foram apresentadas pelos participantes e a startup vencedora foi a equipe SmartMelon, que se classificou trazendo uma inovadora solução de matriz de visão computacional para auxiliar na localização de crianças desaparecidas a partir de câmeras públicas de segurança.

Para o 2º vice diretor do Ciesp Limeira, Flaminio de Lima Neto, que prestigiou o Hackaday, o evento foi muito válido. “Apesar de ser uma preparação, foi muito bem conduzido pelo NJE e professores da Unicamp. Os projetos propostos foram de boa qualidade e agora já sabemos como será a escolha dos projetos do Hackathon”, explica Flaminio.

O evento superou as expectativas do NJE, segundo o coordenador do núcleo, Fábio Bonetti. Ele afirma que uma possível dificuldade inicial seria captar desafios reais da indústria, pela própria complexidade que a temática envolvia, porém uma das startups formadas saiu de um problema encontrado em uma grande indústria. “Acompanho todos os eventos desse tipo na sede da Fiesp há pelo menos 5 anos e posso afirmar que conseguimos realmente trazer toda a essência e qualidade para nossa cidade. Temos plena convicção que temos força para contribuir de forma positiva com nossa sociedade”, comenta Bonetti.

Hackathon

O Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Limeira irá realizar o Hackathon 4.0 nos dias 19 e 20 de agosto. O objetivo deste evento, que será realizado pela primeira vez fora da sede da Fiesp e do Ciesp, é propor a criação de soluções tecnológicas com foco na Indústria 4.0 durante os dois dias da maratona. Três temas já foram pré-selecionados, sendo eles: Indústria 4.0 – Cidades Sustentáveis e Indústria local.


Foto: Divulgação/ Ciesp Limeira