Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • share Compartilhe

Durante cerimônia de abertura, incentivo às exportações e às lideranças femininas ganharam destaque.

19/03/2024 - O presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, participou nesta terça (19), da cerimônia de abertura da Feira Expo Revestir, em São Paulo, um dos maiores eventos de revestimentos cerâmicos do mundo. Durante a abertura, os temas que ganharam maior destaque foram os estímulos às exportações e às lideranças femininas no setor.


Cervone disse em seu discurso que o Brasil precisa ficar atento ao crescimento do Continente Africano, que vem se configurando como área com grande potencial para as exportações brasileiras. "O Brasil pode ter muitas oportunidades com a África. É um continente onde a população está crescendo a taxas aceleradas e terá uma população semelhante à da Ásia em 2.100, segundo as projeções. Os povos africanos se identificam com a nossa cultura, com o nosso estilo e com as cores e texturas brasileiras", disse Cervone.


Durante a cerimônia, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), organizadora do evento, assinou um acordo de cooperação com a Apex (Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para estimular o comércio exterior do setor de cerâmica de revestimento.


O presidente do Conselho da Anfacer, Sérgio Paulo Pereira de Magalhães, afirmou que a Expo Revestir recebeu mais de 900 visitantes internacionais no ano passado, que vieram dos EUA, Itália, Espanha, Portugal e Argentina, além de outros países sul-americanos.


"Nós já chegamos a atingir 22% de exportações no nosso setor, mas hoje estamos em 13%. Nossa meta agora é atingir 30%", disse Magalhães.
Já o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, citou o Programa Exporta Mais Brasil da Apex, que tem promovido eventos cujo objetivo é apresentar compradores internacionais em potencial e empresas brasileiras que ainda não estão exportando. De acordo com ele, há muito trabalho a se fazer e o Brasil tem regiões que ainda são muito tímidas nas exportações, como o Nordeste e a Região Amazônica.

Mulheres na Cerâmica

Durante o evento a Anfacer anunciou a iniciativa "Mulheres na Indústria Cerâmica" que homenageou duas lideranças femininas do setor.
Uma das homenageadas foi a empresária Ana Lúcia Bastos Mota, que comanda uma indústria no setor cerâmico em Maracanau (CE), que produz 3 milhões de metros quadrados em cerâmicas de revestimento e porcelanatos e possui 1.300 profissionais contratados.


A segunda homenageada foi a engenheira de materiais Ana Paula Margarido, que é superintende executiva do Centro Cerâmico do Brasil, entidade sem fins lucrativos que apoia as indústrias do setor com certificações e suporte técnico em relação à qualidade. Margarido tem mestrado pela UFSCar e Doutorado pela USP com pesquisas de engenharia de materiais sobre porcelanato.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Adriana Matiuzo MTb PR99 4.136 (11) 9 5158 6921