Limeira sediará o Hackathon – Indústria 4.0

Usar a criatividade e o trabalho em equipe para transformar desafios em soluções inovadoras e oportunidades de negócios é a proposta do encontro

Nos dias 19 e 20 de agosto será realizada a 7ª edição do Hackathon, evento idealizado pela Fiesp e pelo Comitê Acelera Fiesp, com iniciativa e organização do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp Limeira e apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp.  Esta será a primeira vez que o evento sai da capital e acontecerá no interior paulista, na cidade de Limeira, no estado de São Paulo.

O objetivo do evento é apresentar às pessoas um novo jeito de fazer negócios com foco na inovação, em ambientes colaborativos, e tendo como resultado soluções acessíveis e que geram valor e impactam positivamente nas empresas ou até mesmo na vida das pessoas e na sociedade em geral.

A iniciativa de levar o Hackathon para a cidade de Limeira se deu por vários motivos, entre eles “o potencial empreendedor da região que abriga muitas indústrias, além de comércio e prestação de serviços, apoio das entidades de classe e empresários, e o suporte de profissionais de universidades e escolas técnicas, como é o caso da FCA – Unicamp que irá sediar o evento”, explica o coordenador do NJE Fábio Bonetti.

De acordo com o diretor do Ciesp Limeira, Jairo Ribeiro Filho, a realização do Hackathon em Limeira é significativa. “A representatividade de Limeira e região para o país será muito grande. Grandes nomes da indústria, como o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, devem estar presentes para prestigiar esse evento que vem ganhando envergadura”, relata Jairo.

O Hackathon terá 3 temas como foco para desenvolvimento dos projetos: Industria 4.0, Cidades Inteligentes e Desafios da Industria Local. Durante os dois dias de evento, estudantes e profissionais da área da Tecnologia, Engenharia, designers, empreendedores, entre outros, irão se reunir em 10 equipes de 5 pessoas para criar e desenvolver projetos que atendam os temas especificados. As equipes contarão com o apoio de professores, especialistas em diversas áreas e empresários que farão palestras, consultorias e mentorias com o intuito de fortalecer as ideias e os projetos que serão apresentados. A escolha dos temas é livre, cada equipe escolherá o tema que melhor se encaixar com suas habilidades e propostas de trabalhos.

O encerramento será feito no domingo, 20 de agosto, com a premiação de 3 projetos. O melhor de cada categoria, segundo banca avaliadora, ganhará um “passe-livre” de entrada para o Acelera Startup da capital paulista, que é um dos mais disputados do Brasil, e conhecido pelo alto potencial de geração de novas startups e atração de grandes empresários e patrocinadores.

Todos estão convidados a participar do evento, não precisa ser programador ou ter um projeto, qualquer pessoa pode se cadastrar no site e participar apenas como espectador. Todas as informações do evento como cronograma, credenciamento e regulamento estão na página do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link

Com informações de Daiane Lopes – Assessoria de Imprensa Ciesp Limeira.