Inicio do conteudo

Jornada São Paulo Exporta auxilia empresas no processo de exportação

Em três etapas, evento apresenta os caminhos e ferramentas para exportar e orienta empresários que desejam investir no mercado internacional

Tássia Almeida, Agência Indusnet

O Centro e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Fiesp) realizam, no dia 13 de Junho, mais uma edição da Jornada São Paulo Exporta – SPEx. O evento tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, Fundação Vanzolini (PEIEX), Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e Sebrae – SP. O encontro inicia às 8h30, no Ciesp Distrital Sul, na Rua Bernardino de Campos, 145, Brooklin.

A Jornada acontece em várias regiões do Estado e possui uma programação que acontece em três momentos. O primeiro, conhecido como “Os primeiros passos”, apresenta para os participantes a cultura exportadora e as possibilidades de investir na exportação direta e indireta (por meio de comerciais exportadoras), com a apresentação de cases de sucesso.

“Na primeira etapa, abordamos os primeiros passos para a exportação. O objetivo é demonstrar para as empresas quais os caminhos e processos para a exportação de produtos, como a pequena e a média empresa podem incluir seus produtos no mercado internacional, além de orientar quais as melhores práticas de exportação”, destaca Vladimir Guilhamat, diretor titular de Comércio Exterior do Ciesp.
Em um segundo momento, chamado de “Ferramentas para Internacionalização”, o evento esclarece os procedimentos das operações de comércio exterior e apresenta quais as ferramentas disponíveis para acesso ao mercado internacional. “Este é o momento de planejar a exportação. Os participantes terão acesso a informações detalhadas sobre o Programa de qualificação para exportação (PEIEX), Programa de adequação de produtos para exportação (IPT), linhas de crédito para exportação, com apresentação do Banco do Brasil e detalhes sobre o Exporta Fácil dos Correios”, acrescenta Rita Campagnoli, presidente do CECIEx.
O ponto alto da Jornada é a etapa final chamada de Rodada de Negócios que coloca as empresas comerciais exportadoras em contato com as indústrias que desejam expandir seu negócio no mercado internacional.

Confira a agenda da Jornada São Paulo Exporta – SPEx – Os primeiros passos para exportação:

13 de Junho de 2017
Das 9h às 12h
Ciesp Distrital Sul
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 145 – Brooklin

19 de Junho de 2017
Às 19h
Ciesp Distrital Norte
Endereço: Rua Alferes Magalhães, 92 – 13º andar – conj. 135 – Santana.

21 de Junho de 2017
Das 9h às 12h
Ciesp Osasco
Endereço: Rua Paula Rodrigues, 61 – Jd. Piratininga – Osasco/SP

06 de Julho de 2017
Das 18h às 21h
Ciesp Distrital Leste
Endereço: Rua Natal, 285 – Vila Bertioga