Jornada da Indústria pela Sustentabilidade reúne empresários e profissionais da indústria de Ribeirão Preto e região

Raquel Corrêa Sajonc, Agência Indusnet Fiesp

Ribeirão Preto recebeu em 29 de agosto, no Ciesp Ribeirão, uma edição da Jornada da Indústria pela Sustentabilidade, iniciativa da Fiesp, Ciesp e Sesi-SP, com foco na gestão empresarial responsável e no desenvolvimento sustentável. O seminário-workshop reuniu cerca de 30 empresários e profissionais do setor industrial e foi marcado, segundo os participantes, por muitos aprendizados e uma rica troca de experiências.

Com o tema “Sustentabilidade é um bom negócio”, o encontro é uma oportunidade para que as empresas do setor industrial conheçam e incorporem boas práticas e tendências de sustentabilidade à estratégia dos negócios, visando à rentabilidade e à perenidade da empresa. Conduzido por Vitor Seravalli , engenheiro especializado na implementação de estratégias de sustentabilidade empresarial e também diretor de Responsabilidade Social do Ciesp, o evento é dividido em atividades teóricas e práticas. Os participantes têm a chance de conhecer e utilizar algumas ferramentas de gestão, além de dialogar com representantes de empresas de diversos ramos e segmentos de negócios.

O sócio-diretor da Control Drives Equipamentos e Eletrônicos, Fábio César Ale, disse que ficou muito honrado ao receber o convite para participar do encontro, pois não imaginava que sua empresa, que é micro e ainda não conta com uma estrutura de uma empresa de grande porte, pudesse participar. No entanto, ele destaca que esse é o objetivo dele e dos sócios, e o conhecimento adquirido no encontro contribuirá para este crescimento. “Nós buscamos ser mais sustentáveis devido à maioria de nossos clientes serem empresas multinacionais, que exigem normas e padrões de sustentabilidade”. Fábio ressalta ainda que não é apenas esse o motivo da empresa desde cedo decidir seguir por este caminho. “Temos hoje cerca de 20 funcionários, desejamos chegar a 100 e eu vejo a sustentabilidade como uma preparação para o futuro”, destaca.

Representantes de duas grandes empresas também participaram do encontro – o Grupo Colorado, um dos maiores grupos econômicos brasileiros do setor agroindustrial, e a Medtronic, multinacional norte-americana líder mundial em tecnologia médica. A percepção das duas profissionais presentes sobre o seminário e o workshop teve dois pontos em comum.

Para a gerente de Recursos Humanos, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Medtronic, Ana Eloisa Ferlin, e a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes de Carvalho, sustentabilidade é um tema muito atual, e participar de eventos como a Jornada da Indústria pela Sustentabilidade, que reúne empresas de diferentes setores, de diferentes portes e em diferentes etapas desta jornada, é enriquecedor. “Interagir com diversos profissionais, de outras áreas e outros segmentos de atuação, com diferentes visões, conhecer aquilo que está sendo praticado no mercado e poder levar a experiência para a empresa é o mais fantástico de qualquer evento, e este proporcionou tudo isso”, afirmou Ana Eloisa. E um outro ponto destacado por ela foi a praticidade, ou seja, a possibilidade de aplicar a ferramenta apresentada não somente em projetos de sustentabilidade, mas em qualquer projeto da empresa.

Maria Inês, do Grupo Colorado, corroborou essa visão ao avaliar que a ferramenta apresentada é moderna e proporciona uma relevante reflexão. Para ela o facilitador também fez a diferença: “O Vitor domina muito o assunto, ele nos atualiza e contextualiza os desafios. Isso me chamou muito a atenção. Levarei esses conhecimentos não apenas para a empresa, mas também para o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o ‘braço social’ do grupo”, comenta Maria Inês.


Seravalli fala sobre responsabilidade do social em Ribeirão Preto (Foto: Raquel Corrêa Sajonc/Fiesp)

Durante o encontro, a supervisora regional de Qualidade de Vida do Sesi-SP, Ivania Maria Filippi Novo, apresentou o projeto Sustent’ARTE, que está sendo desenvolvido no momento em parceria com o Grupo Colorado. A iniciativa, reconhecida como uma das cinco melhores práticas socioambientais do país, promove a qualificação profissional visando à inserção de pessoas no mercado de trabalho a partir do reaproveitamento de resíduos industriais. Diversas peças são criadas e produzidas com esses resíduos, proporcionando o desenvolvimento da comunidade. Empresas interessadas em conhecer o projeto podem entrar em contato com o Núcleo de Responsabilidade Social do Sesi SP por meio do telefone (11) 3146-7414.

Ainda em 2017, outras edições da Jornada da Indústria pela Sustentabilidade serão realizadas: em setembro, em Botucatu, e em novembro, em Mauá. Outras informações pelo e-mail cores@fiesp.com.br.