Inicio do conteudo

“Inovação é pensar no futuro’, diz Paulo Skaf na abertura do São Paulo Skills

No período da tarde, o presidente do Ciesp e da Fiesp se reuniu com empresários do interior do estado e comandou visitação ao evento

“Inovação é pensar no futuro. Educação é pensar no futuro, empreendedorismo é pensar no futuro”. Foi com essas palavras que o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), Paulo Skaf, abriu, na manhã de quarta-feira (25/09) dois grandes eventos no Pavilhão de Exposições Parque do Anhembi, em São Paulo: o São Paulo Skills 2013 e o Festival de Empreendedorismo (Festemp). “O que está acontecendo aqui no Anhembi é algo muito positivo para o país”, disse Skaf, também do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP).

Segundo Skaf, os dois eventos – o São Paulo Skills, iniciativa do Senai-SP com atividades que têm a participação do Sesi-SP e o Festemp, uma realização da Fiesp e do Senai-SP – foram possíveis graças ao “esforço de centenas de pessoas”.

Em agradecimento a esse trabalho, ele chamou ao palco alguns dos profissionais envolvidos na organização do SP Skills e do Festemp, a quem pediu aplausos. Emocionado, o presidente da Fiesp/Ciesp destacou que reunir todos os 726 competidores, 254 avaliadores e 116 coordenadores no SP Skills, além dos jovens empreendedores e investidores do Festemp, era “fazer o futuro”. “Estamos aqui porque acreditamos num futuro melhor”, afirmou. “E um futuro melhor depende do esforço de cada um de nós.”

Também presente à cerimônia de abertura dos dois eventos, Walter Vicioni, superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, destacou o empenho do presidente das instituições em prol da educação. “Não basta uma orquestra ter os melhores instrumentos e os melhores músicos”, afirmou. “É preciso ter um maestro competente.”

“O lema de Paulo Skaf, ‘Crescem as pessoas, cresce o Brasil’, já mostra que, para ele, o desenvolvimento econômico está ligado ao desenvolvimento das pessoas”, destacou Vicioni. De acordo com Vicioni, o Senai-SP trabalha num “modelo único” e vê os alunos “de forma única”. “Por isso eu parabenizo a todos os que fazem o Senai-SP”, disse.

Comitivas Ciesp/Depar

No período da tarde, Skaf se reuniu com diretores das bases regionais do Ciesp, empresários associados de todo o estado e diretores do Depar/Fiesp do interior.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1579450326

Mais de 2 mil empresários acompanharam as habilidades práticas de 727 alunos da rede Senai-SP

Ao falar aos empresários paulistas, Skaf destacou as iniciativas que as entidades da indústria protagonizam em prol da educação e qualificação profissional. “O que está acontecendo aqui é coisa de primeiro mundo. Em poucos países se vê o que está sendo mostrado hoje.  Este é um trabalho que faz bem à indústria ao País e ao nosso Estado”, sublinhou. “Nosso sonho é poder verificar, um dia, que a exemplo do que fazemos no Senai e no Sesi, tudo isso também pode ser realizado em canto do País”, completou.

Em seguida, o presidente da Fiesp/Ciesp acompanhou as comitivas do Ciesp e do Depar em uma visita aos estandes do São Paulo Skills.

Alunos de todo o estado

Alunos do Senai-SP e do Sesi-SP também foram convidados de honra no Anhembi na manhã desta quarta-feira (25/09). O evento teve ainda a apresentação da Orquestra Firlamônica do Senai-SP.

Ao falar do tema, Skaf destacou que está sendo programada a criação de 22 orquestras na rede do Sesi-SP em São Paulo. O SP Skills é a maior competição do ensino técnico e profissionalizante do estado, reunindo alunos de 19 diferentes áreas tecnológicas de 83 unidades escolares do Senai-SP.

O evento tem atividades simultâneas como o Inova Senai-SP, o Desafio de Ideias e o 5º Torneio Sesi-SP de Robótica. O evento prossegue até o domingo (29/09).

Agência Ciesp de Notícias