Inicio do conteudo

Nova cônsul-geral do Uruguai faz visita institucional à casa da indústria

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (4/8), na sede da Fiesp e do Ciesp, na Avenida Paulista

Milena Nogueira, Agência Indusnet Fiesp

Thomaz Zanotto, diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), reuniu-se com a nova Cônsul-Geral do Uruguai em São Paulo, Marta Beatriz Echarte Baibar, em visita institucional por ocasião da nomeação da diplomata no cargo. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (4/8), na sede da Federação.

Marta Beatriz Echarte é diplomata de carreira, ingressou no Ministério das Relações Exteriores por concurso e mérito, em março de 1982. Professora de Primeiro Grau, com especialização em Educação Inicial, no Instituto Magisterial de Rosário e na Universidade Complutense de Madrid, formação em curso de Direção de Centros Educacionais do Instituto Superior de Formação de Professores e inspetora de Orientação Musical. Também realizou curso de Preparação para o Serviço de Relações Exteriores no Instituto Artigas do Serviço de Relações Exteriores (IASE).

Com 30 anos de experiência em cargos no exterior, Baibar foi encarregada de Negócios na Embaixada do Uruguai na Costa Rica, em 2017. Além disso, trabalhou como chefe da Secretaria da Direção-Geral dos Assuntos Técnico-Administrativos (2016-2017) e como diretora interina de Relações Institucionais (2016): articuladora do Ministério das Relações Exteriores com a Assembleia Legislativa e Governos Departamentais.

Também esteve presente ao encontro o cônsul comercial do Uruguai em São PauloFacundo Fernandez, que desempenha a função desde 2019, no Departamento Comercial em São Paulo. Fernández ingressou no serviço exterior do Uruguai em 2017 e atuou na direção-geral de Assuntos Econômicos Internacionais da Chancelaria, especialmente na posição uruguaia em órgãos econômicos internacionais, no setor de comércio agrícola e acesso à mercados no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632322959

O diretor titular do Derex, Thomaz Zanotto, recebe a Cônsul-Geral do Uruguai em São Paulo, Marta Beatriz Echarte Baibar, em encontro nesta quarta-feira (4/8), na sede da Federação. Foto: Everton Amaro/Fiesp