Fiesp e Ciesp lançam atualização do aplicativo Inteligência de Mercado da Indústria
- Atualizado emAgência Indusnet Fiesp
Desenvolvido pela Fiesp e pelo Ciesp, o aplicativo Inteligência de Mercado da Indústria acaba de ser atualizado, com os dados mais recentes disponíveis, de 2015. O programa possibilita acesso direto aos dados demográficos, econômicos e relativos ao consumo e à estrutura de distribuição de todas as regiões e municípios do Brasil.
Útil para o planejamento estratégico, o aplicativo ajuda a definir a alocação de verbas. A análise dos dados do aplicativo também pode mostrar novos mercados, que tenham passado despercebidos, com novas oportunidades de negócios.
Marketing e área comercial estão entre os usuários prioritários numa empresa.
O aplicativo supre a necessidade crítica de obtenção de dados, sua manipulação e interpretação, especialmente para indústrias de menor porte.
Estrutura
O aplicativo é dividido em dois grandes módulos de consulta, que se complementam na busca e interpretação das informações.
O primeiro módulo, Demanda de Produtos, tem dados sobre o valor gasto pelas famílias brasileiras para 69 categorias e mais de 3.630 produtos e serviços segmentados por região.
Por exemplo, é possível saber quanto as famílias gastam por ano em determinado produto – e também quanto isso representa em relação ao consumo total do mesmo item no Brasil todo. Permite ainda saber o consumo dividido por faixa de renda, a frequência de compra e a despesa média anual com o produto.
Aplicativo Inteligência de Mercado da Indústria permite o cruzamento de diversos dados
O segundo, Canais de Comercialização, traz dados cadastrais de estabelecimentos comerciais (Atacado, Varejo e Representantes) e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em que a empresa atua. Também indica sua localização e porte. Apresenta ainda dados socioeconômicos dos 5.562 municípios brasileiros, inclusive com o Indicador Fiesp de Dinamismo Econômico Municipal.
Esse ranking, com 10 categorias, mostra a dinâmica socioeconômica de todos os municípios paulistas.
A partir destas informações é possível tomar decisões e elaborar planos de ação para:
- Verificar o seu tamanho de mercado, potencial de mercado e participação (market share);
- Prospectar novos mercados por meio da contratação de novos canais de distribuição/empresas comerciais;
- Analisar e modificar a cobertura de vendas atual para aumentar sua eficácia;
- Melhorar a estrutura e otimizar a ação da força de vendas;
- Contratar novos canais/representantes de vendas em novas regiões.
Clique aqui para instalar em seu computador o aplicativo Inteligência de Mercado da Indústria