Ciesp e Fiesp começam a distribuir 150 mil redutores de água na Avenida Paulista

Dispositivos também serão distribuídos em estações da Linha Verde do Metrô

Solange Sólon Borges e Lúcia Rodrigues, Agência Indusnet Fiesp

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) iniciou nesta quinta-feira (5/3) a mais uma ação de conscientização do uso racional da água, como colaboração para a minimização da atual crise hídrica em São Paulo. As entidades começaram a distribuir 150 mil kits com anéis de plástico redutores de água para torneiras.

“Sempre tivemos programas de uso racional de água, energia, combate ao desperdício, em nosso prédio aqui na Avenida Paulista e nas escolas do Sesi -SP e do Senai-SP. O objetivo é continuar essa campanha, trazer o que fazemos no prédio e nas escolas para toda a sociedade”, afirmou Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp.

Os dispositivos também serão distribuídos no fim de semana. A ação termina nesta segunda-feira (9/3). Os kits contam com quatro anéis redutores para torneiras de meia polegada.  As entidades devem distribuir 30 mil kits por dia.

Também será feita a demonstração visual do uso dos redutores. Em plena calçada da Avenida Paulista, em frente à sede da indústria, haverá um tanque com duas torneiras. Uma delas terá o redutor para demonstrar a economia possível e sua eficiência a fim de comparar com a outra sem a peça instalada. O uso desse redutor pode diminuir em até 50% a vazão de água, em média, no ponto instalado.

Campanha da Fiesp vai distribuir 150 mil redutores de água até segunda-feira (9/3). Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Os redutores de vazão foram desenvolvidos por alunos do Curso de Aprendizagem Industrial – Ferramenteiro de Moldes Plásticos da Escola Senai Mario Amato.

A campanha alcançará, inclusive, usuários da Linha Verde do Metrô. Os redutores serão distribuídos nas estações Consolação, Trianon-MASP, Brigadeiro e Paraíso. O objetivo é distribuir 2.500 redutores por estação diariamente nas ações agendadas para quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira.

Consumo da indústria

Segundo o Departamento de Meio Ambiente da Fiesp e do Ciesp, ao menos 65% da indústria faz uso de sistemas de redução de consumo de água.

“Além de fazer a nossa lição de casa,  também estamos preocupados com a nossa responsabilidade perante a sociedade,  de fornecer informações técnicas sobre como as pessoas em suas casas, escritórios, e na escola podem ajudar a reduzir o consumo nesse momento de crise”, disse Anícia Pio, gerente de Meio Ambiente das entidades.

Ações no prédio da Fiesp
Pelo menos três mil pessoas circulam diariamente pela sede da indústria, entre funcionários e visitantes. Em 2014, após um diagnóstico, foram implantadas medidas que levaram à redução de 19% no consumo mensal de água,  o equivalente a 480 mil litros por mês.

São feitos monitoramentos de pontos com hidrômetros para leituras diárias, especialmente na cozinha, equipamentos de ar-condicionado e sanitários a fim de atuar nos pontos de maior consumo e identificar vazamentos com rapidez, além de uma campanha de conscientização entre colaboradores com a criação de um canal de comunicação para informações de vazamentos e o incentivo do uso racional da água.

Outra iniciativa foi o investimento em dispositivos e processos como a substituição de 250 válvulas de descarga de acionamento duplo e reduzido, e de 200 torneiras com redutores. O sistema de ar-condicionado também passou por substituição e revisão de seus componentes. Outra medida emergencial diz respeito à limpeza nas áreas externas realizada somente com varrição. Também foi elaborada cartilha com orientações para a indústria, incentivando principalmente o reúso.

Clique aqui e conheça outras iniciativas da Fiesp

SERVIÇO
Campanha Água na Medida da Fiesp e do Ciesp
Dias e horários:
5/3 – das 11h às 20h
De 6/3 a 9/3 – das 9h às 20h
Local: em frente ao prédio da Fiesp/Ciesp, à avenida Paulista, 1313
Linha Verde –  estações Consolação, Trianon-MASP, Brigadeiro e Paraíso, nos dias 5, 6 e 9 de março