Inicio do conteudo

Fiesp, Ciesp, Senai-SP e ABDI lançam programa “Rumo à Indústria 4.0”

Iniciativa engloba ações estratégicas para difundir práticas e conhecimento sobre os conceitos da Indústria 4.0

O desenvolvimento da Indústria 4.0 é elemento central das estratégias de empresas e da política industrial das principais potências do mundo, e o Brasil não poderia ficar fora desse movimento. Para difundir o conhecimento sobre o conceito de Indústria 4.0 e sua importância para a competitividade, Fiesp, Ciesp, Senai-SP e ABDI lançarão o programa Rumo à Indústria 4.0, no dia 29 de setembro, às 9h, na sede da Fiesp e do Ciesp.

O programa é formado por um conjunto de ações estratégicas para promover a implantação da Indústria 4.0 e a difusão de tecnologias ao longo das cadeias produtivas e para criar oportunidades de desenvolvimento e melhoria da gestão do processo produtivo. Um dos destaques do projeto é o 1º Congresso Brasileiro de Manufatura Avançada, que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro do Sesi-SP. Também serão divulgados os seis cadernos do estudo do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp sobre Manufatura Avançada e Industria 4.0, explorando os principais temas de interesse na área.

Além de palestras nacionais e internacionais, o evento terá expositores com apresentação de soluções para a indústria e balcões de atendimento. No dia 6, será realizada uma visita técnica na escola Senai Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul. A escola apresenta um demonstrador de Manufatura Avançada equipado com robôs, célula de soldagem, sensores, gravadores a laser e centros de usinagens, e seu projeto arquitetônico recebeu 6 prêmios, entre eles, o Prêmio Os Melhores das Artes em 2016, obra vencedora na categoria arquitetura, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

O programa Rumo à Indústria 4.0 também vai realizar workshops em quatro regiões do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, ABCD, grande São Paulo (incluindo a região de Guarulhos) e Campinas. Confira aqui a programação do evento de lançamento do Programa Rumo à Indústria 4.0 e inscreva-se.