Como aplicar os segredos da Disney em nossa realidade nos negócios é tema de palestra no Ciesp

Evento realizado pelo NJE contou com a presença do especialista em excelência Disney, Alexandre Slivnik

Ao contar histórias e mostrar exemplos de sua própria vivência, Alexandre Slivnik discorreu sobre o que a Disney tem de diferente, e como podemos aplicar os segredos dessa grande empresa de entretenimento em nossa realidade e negócios.

A palestra realizada nesta quinta-feira (20) pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp (NJE) marcou o retorno das atividades e palestras do grupo em 2014. Atualmente, são 33 núcleos do NJE em todo o estado de São Paulo, presentes na região do ABC, no litoral e no interior do estado, alcançando 467 municípios. “O NJE tem um grande propósito, que é identificar, desenvolver e capacitar lideranças, buscando uma mudança positiva no mundo”, afirmou Tom Coelho, diretor titular do núcleo.

Tom Coelho: “Identificar, desenvolver e capacitar lideranças é o propósito do NJE”. Foto: Everton Amaro

Alexandre Slivnik é um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil. Em sua palestra, realizada no Salão Nobre da Fiesp/Ciesp, ele abordou pontos importantes para a liderança, qualidade e excelência nos negócios. “Empresas de sucesso não têm clientes. Empresas de sucesso têm fãs. O fã é aquele cliente especial que volta e, além disso, traz mais clientes para a empresa. É aquele que advoga a favor de sua marca”, comentou.

Slivnik também ressaltou a importância do bom atendimento: segundo ele, 43% dos clientes compram por conta do atendimento. A porcentagem de clientes que compram devido ao preço é muito menor (9%). “O cliente hoje está cada vez mais exigente”. O palestrante afirmou que para “encantar clientes” é preciso gerar expectativas e se preocupar com os detalhes, para depois exceder a essas expectativas e surpreender o cliente.

De acordo com Slivnik, existem três pilares de sustentação da excelência: trabalho em equipe, liderança de pessoas e situações, além de uma boa comunicação. Para ele, a liderança é algo estratégico, que faz com que o seu colaborador fique engajado e proporcione uma experiência sensacional para o seu cliente. “Nós não conseguiremos transformar clientes em fãs se a minha equipe não estiver engajada”, disse. Para o palestrante, é possível passar para a sua equipe a capacidade e a autonomia suficientes para que problemas sejam resolvidos. “Excelentes líderes fazem com que a equipe acredite nela mesma, em seu próprio potencial, e dependem cada vez menos de seu líder, pois têm autonomia para resolver problemas”, explicou.

O especialista também comentou sobre a importância de saber lidar com os problemas. “Na Disney, para cada problema do cliente, são necessários vários momentos mágicos para encantá-lo. Tanto os problemas que você gerou para ele, quanto os problemas que ele trouxe para você, devem ser resolvidos”, alertou. Segundo ele, lidar com os problemas significa também antecipar-se dessas dificuldades. “É preciso estar atento, pois o problema é uma oportunidade para mostrarmos a nossa competência e o nosso valor”.

Para Alexandre Slivnik, uma empresa de sucesso deve transformar “clientes em fãs”. Foto: Everton Amaro

E mais, para Slivnik, uma empresa deve gerar no cliente uma grande empatia e uma conexão emocional: é a somatória de todos esses fatores que farão com que o cliente vire fã da marca. “Uma empresa de sucesso deve gerar empatia, deve ter sinergia entre os departamentos e conexão emocional, criando uma experiência inesquecível no cliente”, disse. “Acima da sua função, acima do seu objetivo final, existe uma missão, que é bela”, completou.

Para saber mais sobre o palestrante Alexandre Slivnik, clique aqui.

O próximo encontro do Núcleo dos Jovens Empreendedores do Ciesp (NJE) será realizado no dia 20 de março, na sede do Ciesp.

Sobre o NJE

O Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp (NJE) é uma das áreas técnicas da entidade, com o grande propósito de identificar, desenvolver e capacitar lideranças. Atualmente, são 33 grupos do NJE em todo o estado de São Paulo, presentes na região do ABC, no litoral e no interior do estado, alcançando 467 municípios.

Em cada uma dessas regionais são promovidos eventos, palestras e cursos. Entre os mais populares eventos do NJE estão o “Happy Business”, – encontro de negócios no qual é possível trocar cartões de visita e, de fato, fazer negócios entre si; e o “Cine Debate”, que transmite um filme comercial com algumas pausas para que se façam comentários do ponto de vista corporativo em relação àquele filme.

O carro-chefe dos eventos do Núcleo é o Congresso Estadual de Empreendedorismo, que é realizado anualmente. Em 2014, será realizado em Santo André, nos dias 4 e 5 de setembro. No ano passado, o congresso foi realizado em Santos, com cerca de 15 palestrantes, com mais de 1300 pessoas inscritas. Neste ano, a expectativa é ainda maior, já que o evento deve receber palestrantes do exterior.

Amanda Viana, Agência Ciesp de Notícias