Inicio do conteudo

Comitiva da Fiesp e do Ciesp à China realiza visitas técnicas ao Cityshop, 6+365, Hema e Starbucks

Empresários tiveram a oportunidade de analisar preços e disposição dos produtos no comércio chinês

Mayara Baggio, Agência Indusnet Fiesp, em Shanghai

Em seu primeiro dia de agenda técnica em Shanghai, a comitiva empresarial da Fiesp e do Ciesp à China conheceu importantes instalações de redes de supermercados chineses nesta quinta-feira (8 de novembro).

A primeira parada do grupo foi a Cityshop, uma das maiores redes regionais de supermercados especializado sem alimentos gourmet do mundo. Da consultoria Cost Saving, Felipe Teixeira atentou para a prioridade que a rede ainda dá para qualidade e a produção chinesa. “Nos indicaram parcerias com os contatos locais, os distribuidores deles. Do Brasil por lá, por enquanto, só café”, explicou.

Em seguida, os empresários puderam conhecer o Centro de Exposição 6+365. O centro comercial do grupo Orient Internacional, o maior de Shanghai, indica distribuidores para quem deseja fazer negócios na China. A ideia do 6+365 é manter uma plataforma online permanente de produtos. Os produtos oferecidos na China Internacional Import Expo deste ano, por exemplo, terão espaço lá até junho de 2019. O gerente de comércio global da Uno Mundo, Marcos Manozzo, não se identifica com o modelo de negócio, mas considerou que para empresas que querem uma porta de entrada rápida para China, a plataforma pode ser uma solução.

No Hema Supermarket, do conglomerado Alibaba, os empresários conheceram uma extensa estrutura de negócios comandada apenas por um aplicativo. O consumidor abre sua conta e pode fazer compras pelo celular que serão entregues em até 30 minutos em áreas de até 3 km das lojas da rede. O pagamento pode ser feito por QR code e, em algumas lojas, por reconhecimento facial, descontado diretamente da conta do cliente. A loja abriga ainda frutos do mar vivos para compra e preparo na hora para consumo no local, uma preferência dos chineses. Alguns produtos frescos também possuem validade de apenas um dia, sendo descartados após esse período. Na comparação com outros supermercados, a diferença é variada, o grupo não busca uma concorrência por preço no mercado chinês.

A última visita passou pela loja conceito da cafeteria americana Starbucks em Shanghai, uma das de maior destaque no mundo.

Integrantes da missão da Fiesp e do Ciesp à Ciie no Centro de Exposição 6+365. Foto: Mayara Baggio/Fiesp

Integrantes da missão da Fiesp e do Ciesp à Ciie no Centro de Exposição 6+365. Foto: Divulgação/Fiesp