Inicio do conteudo

Ciesp Rio Claro celebra 72 anos com evento sobre ESG

Celebração contou com apresentações sobre o tema e um show da Orquestra Filarmônica da cidade

Isabel Cleary, Agência Indusnet Fiesp

O Ciesp Rio Claro celebrou, no último dia 3/9, o aniversário de 72 anos da regional. Para comemorar a data, foi realizado o evento “ESG – a Indústria pela vida”, com a participação da Orquestra Filarmônica da cidade, apresentando um lindo show, que foi transmitido pelas redes sociais do Ciesp Rio Claro. O evento contou também com a presença do 3º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp, Rafael Cervone, e do diretor-secretário, Marcos Andrade, além de diretores locais, representantes de diretorias do Ciesp e autoridades regionais.

O tema do evento foi inspirado em uma importante pauta mundial, focada em três pilares fundamentais para a sobrevivência do planeta: Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança [Environmental, social and corporate governance, na sigla, em inglês]. As apresentações contaram com elementos de cenografia inusitados, como containers, carretas, guindaste, atrações circenses, dança e canções relacionadas ao tema.

Seguindo os protocolos da Covid-19, o concerto da Orquestra foi realizado em espaço aberto no pátio do Ciesp, em formato híbrido, com 350 pessoas presenciais e transmitido ao vivo pela internet através de oito canais, tendo ultrapassado a marca de mais de 30 mil acessos.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632515527

“Mais do que uma noite para celebrar, entendemos que foi momento para refletir sobre nosso futuro e como queremos construí-lo. Qual a nossa responsabilidade, individual e coletiva, na construção de um futuro melhor, além de entender a nossa parcela de contribuição para a cidade, o país e o planeta. Então, o evento foi uma maneira de trazer o tema para a agenda, uma vez que já há empresas que nos procuraram para tentar entender melhor a questão e como ser proativo nas ações possíveis”, contou o diretor-titular do Ciesp Rio Claro, Anselmo Quinelato.

Para coroar essa data especial, o Ciesp Rio Claro anunciou a implantação do sistema de energia fotovoltaico, que atenderá toda a demanda mensal de consumo de energia da DR, sendo 100% autossustentável e 100% renovável. Se a energia gerada por esse sistema fosse usada por um carro elétrico, seria possível dar uma volta ao redor do mundo a cada ano de sua utilização. O sistema implantado evitará o corte de cerca de 712 árvores e retirará do ambiente mais de 94 toneladas de CO2.

Durante o evento foram anunciados os vencedores do prêmio “Excelência Industrial 2021”. Confira a lista de premiados:

Categoria entidades – Pelas atividades sociais desenvolvidas durante a pandemia:

  • SESI – SP
  • SENAI -SP

    Categoria Personalidade:

  • Paulo Skaf
  • Rafael Cervone


    Categoria Indústria

  • Whirlpool
  • Delta Cerâmica
  • Savane Cerâmica

Juntas, essas 3 indústrias anunciaram investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão e a geração de mais de mil empregos diretos.

Assista à live completa aqui.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632515527