Inicio do conteudo

Ciesp reúne setores da sociedade de Limeira para debater nova Lei de Resíduos Sólidos

Novidade da legislação é a responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos no consumo dos produtos

Agência Ciesp de Notícias

O Ciesp realizou ontem (dia 10), em Limeira, o seminário “Resíduos Sólidos – As Responsabilidades de Cada Setor”. O evento fez parte da série de fóruns promovidos pelo Ciesp/Fiesp em diversas regiões do Estado com objetivo de reunir a indústria, o poder público e a sociedade para debater as novas responsabilidades ambientais impostas pelas leis federal e estadual de resíduos sólidos, aprovadas no final de 2010.

O seminário teve participação do 1º vice-presidente do Ciesp, Rafael Cervone; do diretor de Meio Ambiente do Ciesp e diretor titular adjunto de Meio Ambiente da Fiesp, Eduardo San Martin, dos diretores locais Jairo Ribeiro Filho e Flaminio de Lima Neto e do gerente regional da Cetesb, Adilson José Rossini.

Na abertura do seminário, realizado no Auditório do Isca Faculdades, Rafael Cervone observou que as questões ambientais estão no centro das atenções do setor produtivo e que a responsabilidade compartilhada será um desafio para todos – empresas, consumidores e poderes públicos. “A sociedade como um todo deve assumir o compromisso de dar a destinação correta aos resíduos, somando forças e buscando soluções”, sublinhou o dirigente do Ciesp estadual.

Mudança de foco

Na visão do gerente da Cetesb, Adilson Rossini, a nova lei implica uma mudança na gestão dos resíduos. “Até agora, o foco estava na destinação final que é o aterro. Daqui pra frente, o foco principal de todo o processo será diminuir a quantidade de resíduos despejados nos aterros e, assim, promover o tratamento e a reutilização e até o descarte de forma adequada”, salientou Rossini.

O diretor de Meio Ambiente do Ciesp e da Fiesp, Eduardo San Martin, abordou a importância do tema para o setor produtivo paulista, com ênfase na responsabilidade dos fabricantes, fornecedores de embalagens, distribuidores, consumidores e prefeituras municipais, acordos setoriais e programas de logística reversa.

O engenheiro do Ciesp, Jorge Rocco, explicou como deve ser feito o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Licenciamento Ambiental.

O próximo evento da série será realizado, dia 25 de agosto, na Diretoria Regional do Ciesp em Bauru.

*Colaboração de Daiane Lopes Booro, Assessoria de Imprensa do Ciesp Limeira