Inicio do conteudo

Ciesp Limeira realiza fórum para debater a nova Lei

Novidade da nova lei é a responsabilidade compartilhada entre todos os setores envolvidos no consumo dos produtos

Odair Souza, Agência Ciesp de Notícias

O Ciesp Limeira sedia, amanhã (dia10), o seminário “Resíduos Sólidos – As Responsabilidades de Cada Setor”. O evento faz parte da série de fóruns realizados pelo Ciesp/Fiesp com objetivo de reunir a indústria, o poder público e a sociedade para debater as novas responsabilidades ambientais impostas pelas leis federal e estadual de resíduos sólidos, aprovadas no final de 2010.

O seminário contará com a presença do gerente da Agência Ambiental da Cetesb, Adílson Rossini e do diretor de Meio Ambiente do Ciesp e diretor titular adjunto de Meio Ambiente da Fiesp, Eduardo San Martin, além dos diretores da regional de Limeira, Wagner Zutin Furlan, Jairo Ribeiro Filho e Flaminio de Lima Neto. Está prevista, também, a participação do 1º vice-presidente do Ciesp, Rafael Cervone.

Dois painéis serão realizados: o primeiro tem como tema: Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, no qual serão apresentadas as leis que estabeleceram essas políticas. Responsabilidades dos fabricantes, fornecedores de embalagens, distribuidores, consumidores e Prefeituras Municipais, acordos setoriais e programas de logística reversa serão abordados neste painel. “As leis federal e estadual criam responsabilidades para todos os setores envolvidos no consumo dos produtos. Até então havia pressão sobre quem produzia, mas a lei de resíduos sólidos agora envolve todos os elos da cadeia, e também o consumidor”, observa San Martin.

Visão da Indústria

“Todos nós somos responsáveis pelo que geramos e temos o dever de dar a destinação correta aos resíduos. Com a lei, o setor produtivo terá maior comprometimento. Será uma obrigação cuidar do meio ambiente”, assinala Wagner Furlan, diretor titular do Ciesp em Limeira. Para o empresário, as empresas já perceberam que a preocupação com a natureza deve existir e que ajuda na imagem institucional. “Os consumidores vão analisar as empresas quando forem comprar um novo produto” acrescenta.

Para o vice-diretor da Regional do Ciesp, Flamínio de Lima Neto, a lei federal já está delimitada e cabe aos empresários compreende-la. “Temos que participar, ativamente, da elaboração dos planos de gerenciamento para que as empresas possam se adequar e cumprir a lei, além de preservar o meio ambiente”, declara Lima Neto.

A segunda parte do encontro discutirá o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Licenciamento Ambiental, esclarecendo prazos, sistema declaratório (inventário), exigências do licenciamento ambiental e interfaces com os planos nacional, estadual e municipal e condições para as micro e pequenas empresas.

Serviço:
Seminário Resíduos Sólidos – As responsabilidades de cada setor

O evento será realizado das 14h às 17h no auditório do Isca Faculdades, na Rodovia Limeira – Piracicaba, SP 147 – Km 4, Limeira / SP.

Informações e inscrições pelo telefone 3441-2110, no Ciesp Limeira.