Inicio do conteudo

Ciesp Jacareí promove o 2º Mutirão de Limpeza do Rio Paraíba do Sul

As atividades serão coordenadas pelo Ciesp e Projeto Beija-Flor, e contarão com a participação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da empresa Fibria


Willian Martins, Agência Ciesp de Notícias

Neste domingo (25), às 9h, o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, GTMA-Ciesp e Projeto Beija-Flor, estarão realizando o 2º Mutirão de Limpeza do Rio Paraíba do Sul. A programação, que vai das 9h às 13h, acontecerá na Prainha e terá atividades complementares como Gincana Ecológica, Brincadeiras, Coleta de Óleo de Cozinha Usado, Pilhas, Baterias e Lixo Eletrônico.

O evento tem por objetivo comemorar o dia do Rio Paraíba do Sul (22 de setembro, data instituída em outubro de 2005, pela Lei Estadual nº 12.094), um dos mais importantes rios do Brasil, promovendo a educação ambiental e respeito ao meio ambiente.

Para o diretor titular do Ciesp local, José Carlos Pelóia, o evento reforça a certeza de que a indústria se preocupa com as questões ambientais. “Este será um momento propício para manifestarmos nossa cidadania, pois cuidar da natureza significa zelar pelo futuro das próximas gerações”, comenta o dirigente.

 Sobre o Projeto Beija-Flor: O objetivo deste projeto é promover a Educação Ambiental, substituindo as sacolas plásticas, que tantos prejuízos causam à Natureza, por sacolas biodegradáveis conhecidas com Eco Bags; bem como estimular a redução do consumo, levando a comunidade a refletir sobre reutilização de materiais e a separação correta do lixo para a Reciclagem. A ideia é promover ações positivas, a fim de tornar Jacareí uma referencia de Cidade Ecologicamente Correta, envolvendo toda a comunidade, Poder Publico e Sociedade Civil, criando assim uma nova identidade para a cidade.

Sobre o NEA: O Núcleo de Educação Ambiental é um local estabelecido para realização de atividades educativas formais e informais, relacionadas aos temas ambientais, promoção de integração entre as comunidades locais e aproximação entre empresa e sociedade. Sua missão é buscar sinergias com prefeituras, secretarias, ONGs e outras instituições da sociedade para oferecer soluções ao desenvolvimento de ações na temática ambiental.

Sobre o GTMA

O grupo é formado por profissionais de diversas áreas que trabalham na elaboração de projetos ambientais e visam o desenvolvimento sustentável da cidade de Jacareí envolvendo comunidade e empresas.

Os objetivos desse grupo de trabalho são técnicos e sistêmicos onde entram em discussão as tecnologias disponíveis e as novidades tecnológicas no controle, medição e redução de efluentes. Existe também o lado prático de ações concretas onde são mobilizados os parceiros da comunidade e Ongs.

Atualmente, o grupo é coordenado pela Aparecida Sotero.