Inicio do conteudo

Ciesp e Associação Brasileira de Automação (GS1 do Brasil) assinam termo de cooperação

Objetivo do convênio é levar aos associados mais conhecimento sobre as melhores práticas de automação, soluções e padrões de identificação de produtos

Amanda Viana, Agência Ciesp de Notícias

Representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) visitaram na manhã desta segunda-feira (9/11) a sede da Associação Brasileira de Automação (GS1 do Brasil), em São Paulo, onde puderam conhecer o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Associação, criado em 2014, com apresentações interativas, além de saber mais sobre a história da GS1, contada com uso de tecnologia, no “Espaço do Conhecimento”.

As duas entidades assinaram um termo de cooperação, que tem como principal objetivo proporcionar aos associados do Ciesp mais conhecimento sobre as melhores práticas de automação, soluções e padrões GS1.

Com mais de 30 anos de história, a GS1 padroniza seus sistemas de tecnologia no mundo inteiro, buscando implementar e disseminar padrões de identificação de produtos, como o código de barras, levando melhora para as cadeias de suprimentos e colaborando para o processo de automação, desde a matéria-prima até o consumidor final.

No mundo, mais de um milhão de empresas usam o sistema GS1; no Brasil, o número de associados chega a quase 60 mil. De acordo com Ana Paula Maniero, gerente de Negócios da GS1 no Brasil, a associação atua em diversos setores da economia, sendo muito conhecida no verejo e na área da saúde, mas que também tem espaço para trabalhar em outros setores.

“Nós enxergamos que essa essa sinergia com o Ciesp é bem interessante, porque somos fornecedores de padrões, mas quem realmente conhece as necessidades e as características das empresas são os próprios participantes da cadeia e do setor. Por isso, fazemos essas parcerias, para entender o setor e suas necessidades, para então indicar as soluções que possam melhorar o setor e torná-lo cada vez mais eficiente”, explicou.

Para Rafael Cervone Netto, vice-presidente do Ciesp, formar uma aliança estratégica com a GS1, disponibilizando aos associados do Ciesp informações relevantes na área de automação industrial, é algo muito benéfico para todos, inclusive para as micro, pequenas e médias indústrias.

“Hoje em dia a automação ajuda muito, tem relação direta com a melhoria da competitividade, de produtividade, é uma integração entre os elos das cadeias. Então, tenho certeza de que esse convênio vai ser bastante frutífero e benéfico para os nossos associados”, comentou Cervone.

Virginia Villaescusa Vaamonde, CEO da GS1, afirmou que o objetivo da associação é levar aos associados, tanto da GS1, quanto do Ciesp, o conhecimento que as ferramentas do sistema GS1 podem proporcionar a eles, já que são muitos serviços oferecidos, podendo atender uma grande variedade de setores.

“Fortalecer e potencializar esse conhecimento, inclusive nesse difícil momento econômico e político que estamos vivendo, irá trazer mais eficiência e mais produtividade para as empresas”, disse Virginia.

Pelo Ciesp, participaram do encontro, além de Cervone, Fausto Cestari Filho, 2º vice-presidente; José Eduardo Mendes Camargo, 3º vice-presidente; Shotoku Yamamoto, 3º diretor financeiro; José Henrique Toledo Correa, diretor de Produtos, Serviços e Negócios; Romeu Grandinetti, gerente de Tecnologia; Airton Siste, coordenador de Assistência às Empresas e Mario Constanski, gerente do Departamento de Integração Regional.


Imagem relacionada a matéria - Id: 1597368262

Visita de membros do Ciesp à Associação Brasileira de Automação (GS1 do Brasil). Foto: Everton Amaro/Fiesp