Inicio do conteudo

Após campanha bem-sucedida da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf lança sistema online que simula desconto na conta de luz


Ferramenta, já disponível no site do Ciesp, permite verificar percentual e valor em dinheiro que cada consumidor do Estado de São Paulo passa a obter mensalmente com a Lei que reduziu tarifa de energia

O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf, lançou na segunda-feira (18/02), em reunião de diretoria, um sistema online que permite ao consumidor verificar o desconto na conta de luz conquistado com a adoção da Lei 12.783, em 11 de janeiro de 2013.

Essa redução é resultado de  uma campanha lançada em 2011 pela Fiesp (“Energia a Preço Justo”), que mobilizou a sociedade em prol da queda de preço nas contas de luz, tanto das famílias quanto das empresas.

Com o aplicativo, disponível em versão para mobile ou tablet, o consumidor pode conhecer o valor em reais que pagava antes da lei e o que passa a pagar todo mês com a adoção da lei. Pode ainda verificar o percentual de desconto.

A Lei 12.783 promove uma redução estrutural nas tarifas de energia de 20,2%, em média, em todo o Brasil, a partir de 24/01. Para o consumidor residencial esse desconto é de, no mínimo, 18%. Para consumidores de médio de grande porte, esse desconto pode chegar a 32%.

O simulador atende aos consumidores do Estado de São Paulo.

A iniciativa de lançar o simulador é mais uma ação da campanha “Energia a Preço Justo”.

Como usar

Com a conta de luz em mãos para consultar os dados, acesse no site do Ciesp a página Calcule sua nova conta de luz e selecione, no primeiro menu, a concessionária fornecedora de energia.

Em seguida, no segundo menu, aponte o nível de tensão (baixa tensão, por exemplo) e a modalidade da tarifa (residencial ou harosazonal, por exemplo). Por fim, o aplicativo vai gerar um ou mais campos em branco – dependendo do perfil de consumo – em que é preciso digitar o consumo em kWh (apenas os algarismos – exemplo: 1000).

Pronto: o calculador traz o resultado com o percentual de desconto obtido com a Lei nº 12.783/2013 e, melhor, o valor em reais que você passa a economizar todo mês.

“Energia a Preço Justo”

A campanha “Energia a Preço Justo” teve início com um estudo financeiro, técnico e jurídico realizado pela Fiesp e o Ciesp, que comprovou que era possível reduzir o preço