Inicio do conteudo

A inovação na prática ganhando o mundo

Com base tecnológica 100% nacional e competência técnica, a Treetech carrega a inovação em seu DNA e consolida sua posição no mercado brasileiro e no exterior. Parte desse reconhecimento se deve ao investimento de 10% do faturamento anual em pesquisa, desenvolvimento e inovação

 Agência Ciesp de Notícias

A Treetech Sistemas Digitais é a única empresa do País especializada em gestão on-line de ativos de subestações de energia elétrica. Com base em tecnologia própria (100% brasileira) e inovadora em âmbito mundial, desenvolveu a mais completa linha de soluções em sensores, software e serviços. Premiada e certificada, com patentes requeridas no Brasil, nos Estados Unidos e na União Européia, a Treetech tornou o Brasil um país exportador para países tradicionalmente desenvolvedores e exportadores de tecnologia nessa área.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638711630 Fundada em 1992, ainda dentro da multinacional ABB (Asea Brown Boveri), a Treetech Sistemas Digitais era responsável por projetos de engenharia e montagem de painéis para transformadores e reatores. Já em 1995, foi constituída a divisão para pesquisa e desenvolvimento para monitoração de ativos elétricos, cerne da filosofia de inovação da empresa. Desde sua criação, e aprimorada ao longo de sua história de mais de 18 anos no setor elétrico, a Treetech se dedica tanto à inovação evolutiva – melhoria contínua dos produtos – quanto à inovação radical – desenvolvimento de novos produtos. Combinando foco estratégico com flexibilidade, a empresa soluciona o “dilema da inovação” e mantêm-se em movimento para oferecer soluções que atendam necessidades negligenciadas pelas tecnologias anteriores, entregando ao cliente benefícios exclusivos. “Para chegarmos até aqui, percorremos um longo caminho, com vários projetos importantes que testaram nossa competência técnica, nosso conhecimento acumulado e nossa capacidade de desenvolver parcerias estratégicas”, afirma Catia Pedrosa, diretora administrativa da Treetech.

Nesse contexto, torna-se evidente que a Treetech tem a inovação em seu DNA e cumpre sua missão à medida que, ao colocar em prática os conceitos da inovação, transforma teoria em soluções. Com foco no investimento contínuo em educação e no desenvolvimento tecnológico, a empresa gera, através de seu Sistema de Gestão de Qualidade e recursos de TI, um processo de inovação estruturado de forma a produzir e ofertar antecipadamente ao mercado soluções específicas alinhadas às tendências globais, capazes de torná-la referência tecnológica tanto no Brasil quanto no exterior.

 Hoje com 40 funcionários, a empresa associada ao Ciesp desde 2004 consolida sua posição de mercado, promove o Estado da Arte em monitoração e gestão de ativos e projeta-se mundialmente. A companhia tem mais de 50.000 equipamentos e 180 sistemas de monitoramento em operação, com uma rede de distribuidores internacionais em 16 países. Está presente em mais de 33 mercados espalhadas por todos os continentes.

Investimentos e capacitação

Ao destacar-se como empresa internacional, a Treetech mostra como investimento e capacitação podem gerar frutos positivos ao Brasil. “Temos convênios e parcerias com seis centros, entre universidades e instituições de pesquisa. O destaque é o trabalho realizado com o IPT dentro do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), que permitiu a adequação tecnológica do sistema para exportação”, explica o gerente comercial Gilberto Amorim.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638711630A Treetech investe 10% do faturamento anual em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D). Tal fato, de acordo com dados oficiais, confere à companhia a condição de exceção em um país cujo investimento no desenvolvimento de novas tecnologias se limitou, em 2008, a 0,58% do faturamento, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Tal indicador explica, em parte, porque os desembolsos em P&D no País — de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de 2008 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico — situaram-se abaixo da média mundial (2% do PIB).

Inovação, Consolidação e Expansão

O ano de 2003 foi um marco. A empresa transferiu sua sede para a cidade Atibaia (SP), concentrou seu corebusiness na linha de IEDs e softwares. Firmou parcerias e convênios firmados com universidades, institutos de pesquisas e de fomento brasileiros, aliados ao grande investimento no capital humano (formação acadêmica) e consolidou-se no mercado como fornecedora de alta tecnologia.

“A evolução da empresa ocorreu em três etapas distintas: primeiro com a criação de uma linha completa de sensores, depois com o desenvolvimento do software que produz diagnósticos e prognósticos de soluções e na sequência com a prestação do serviço de acompanhamento e gestão”, afirma Amorim.

Em 2008, a Treetech recebeu o selo de sigle-source do Departamento de Energia Americano como melhor solução para monitoramento de transformadores. Em outubro, os esforços empreendidos para internacionalização foram reconhecidos com os prêmios Exporta-SP e Prêmio CNI (Confederação Nacional da Indústria) de melhor empresa na categoria “Inovação e Produtividade” do Estado de São Paulo.

Desde então, as conquistas vêm se multiplicando. A nova linha de sensores inteligentes (Smart Devices™) e o serviço de consultoria SAM™ foram lançados em 2010, durante a feira IEEE-PES nos Estados Unidos. Ainda nesse ano foi a vencedora do “Oscar” da inovação no Brasil, o Prêmio Finep 2010, além de ser agraciada com o 1º lugar no Prêmio Sesi de Qualidade (PSQT). Nesse último caso, a Treetech recebeu o reconhecimento pelo seu desempenho e contribuição ao País, com o título honorífico de Comendador da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedido pelo governo federal e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o gerente da Treetech, “receber os prêmios é um sinal de que estamos no caminho certo, cumprindo a missão da empresa de aplicar o conhecimento de maneira inovadora no desenvolvimento de equipamentos e sistemas que atendam a necessidade do cliente”.

Faça contato com a Treetech no Atendimento às Empresas
Pedro Paulo de Menezes: pedro.paulo@treetech.com.br
Fone: (11) 8536-1693

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Treetech

Comente