Participe do Projeto I-Nopa, colabore respondendo ao questionário

Em 29 de abril deste ano, o CIESP Jundiaí sediou um workshop que apresentou o Plano de Saneamento Básico Setorial para Limpeza Urbana e o Manejo de Resíduos Sólidos, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, a partir de uma parceria com o governo alemão.

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Mauritius Reisky, reforçou a necessidade de se debater e de oferecer uma solução para a questão dos resíduos sólidos. Segundo ele, é preciso debater a reutilização dos resíduos. “Precisamos fechar uma cadeia que hoje é aberta em produção, distribuição, consumo e descarte. A reutilização é o elo que falta para fechar este ciclo. Para discutir a reutilização, temos que envolver no mesmo debate o poder público e os recicladores. Este é o primeiro passo”, comentou Mauritius.

A partir daquele primeiro encontro, firmou-se uma parceria com o CIESP Jundiaí que vai colaborar na divulgação da pesquisa do Projeto I-Nopa (Gestão Ecoeficiente de Resíduos Sólidos).  ”Todos os países, sejam eles ricos ou em desenvolvimento, estão vivenciando a realidade dos impactos ambientais, resultantes das emissões de gases de efeito estufa, principalmente. E, diante desta realidade, vemos a Prefeitura de Jundiaí comprometida com a promoção da valorização dos resíduos. A ideia, neste momento, é sensibilizar e capacitar os grandes geradores”, explicou Christiane Pereira, da Universidade de Braunschweig.

De acordo com Christiane, o projeto I-Nopa vai promover a análise de campo a partir do mapeamento das empresas, e a partir daí elaborar o planejamento. “Os resultados não se limitarão a Jundiaí. Eles serão disponibilizados para todo o país. Jundiaí vai se tornar referência para outros municípios brasileiros”, frisou.

O PROJETO I-NOPA

A Prefeitura de Jundiaí (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) e a Universidade de Braunschweig, localizada na Alemanha, com o apoio das instituições CAPES, DAAD, GIZ e PUC-RIO, estão desenvolvendo o Projeto I-NOPA (GESTÃO EFICIENTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS), cujo objetivo é promover a instalação de uma planta de tratamento mecânico biológico com fermentação integrada de resíduos sólidos, bem como a fundação do primeiro centro de capacitação, formação e pesquisa em gestão sustentável de resíduos.

Para tanto, a equipe do referido Projeto está realizando um trabalho acadêmico para o levantamento dos dados sobre a gestão de resíduos em nossa região e, neste sentido, pedimos sua colaboração com o preenchimento do questionário que segue anexo.

Nos links ao lado, é possível acessar a carta de apresentação do projeto e os questionários. Desde já agradecemos sua atenção e colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento adicional. Acesse, salve os arquivos, preencha e envie-os para eventos@ciespjun.com.br