Presidente Rafael Cervone é recebido pelo prefeito Luiz Fernando, em visita a Jundiaí

Cervone e os diretores do CIESP Jundiaí foram recebidos pelo Prefeito Luiz Fernando

O presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Rafael Cervone, visitou Jundiaí nesta quinta-feira (2), acompanhado de seu 3º Diretor Financeiro, Alexandro Zavarizi. A diretoria do CIESP Jundiaí recepcionou o presidente que visitou o Espaço Jundiaí Empreendedora e foi recebido pelo Prefeito Luiz Fernando Machado em seu gabinete.

Marcelo Cereser (diretor titular), Claudio Palma (1º vice-diretor), Frank Chen (2º vice-diretor), Manoel Flores (diretor e conselheiro) e Heverton Luís Marino, diretor do SENAI Jundiaí e Itatiba foram recebidos por Luiz Fernando, que estava acompanhado do vice-prefeito, Gustavo Martinelli, pelo Gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos, e pela Diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz.

Em Jundiaí, a primeira visita foi ao Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no Espaço G3 do Maxi Shopping. Lá, eles foram recebidos pelo o assessor especial de Cooperação Internacional da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Sami Mansour, que apresentou a estrutura e falou sobre os resultados positivos do projeto que já teve 813 mil acessos ao site, mais de 7 mil ofertas de emprego com 27 mil vagas  cadastradas e e um total de 1.290 empresas.

No Espaço Jundiaí Empreendedora com o assessor Sami Mansour

Eles conversaram sobre parcerias e projetos na área de capacitação de mão de obra, eventos para startups e compartilhamento de informações sobre o município que podem ser estratégicas na tomada de decisão e elaboração de políticas públicas. Cervone comentou sobre o Hackathon que promove campeonatos com startups. “Podemos organizar em conjunto. Os seis primeiros colocados do Hackathon passam 6 meses no Vale do Silício aprendendo e se aperfeiçoando”, comentou o presidente do CIESP.

Sami, anunciou que a plataforma Jundiaí Empreendedora está passando por atualização. “Nesta próxima fase, vamos incluir estagiários, jovem aprendiz e outros avanços para a população e também para as empresas que anunciam suas vagas”, comentou.

Com o prefeito, Cervone falou sobre a Jornada de Transformação Digital, o maior programa de transformação digital da história do Estado de São Paulo, que oferecerá suporte técnico gratuito para que as indústrias possam se modernizar de forma organizada e por etapas. “O projeto é uma do Ciesp/Fiesp/Senai/Sebrae e queremos atingir 40 mil empresas entre micro, pequena e médias, sem custo algum e com possibilidade de financiamentos acessíveis que elas possam pagar com o aumento da sua própria produção, com as inovações que vamos propor”, explicou o presidente, lembrando que a regional Jundiaí já solicitou a Jornada para o mês de julho.

“Jundiaí está investindo suas fichas em inovação para se tornar uma Cidade Inteligente, para facilitar o acesso de todos os munícipes ao serviço público. Nesse sentido, é preciso pensar em parcerias de longo prazo, que tornem a cidade mais competitiva e atrativa a novos negócios, que por sua vez, possam fomentar a economia local e a geração de empregos e oportunidades”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado. O chefe do executivo ficou satisfeito com o avanço das conversas e dos planos de parcerias entre a gestão e a instituição representante das indústrias, com foco em formação de mão de obra de qualidade direcionadas para a indústria 4.0.

Cervone também colocou a estrutura das Escolas SENAI à disposição do município. “Como podemos ajudar e contribuir com este ambiente inovador que já presenciamos aqui em Jundiaí?”. O prefeito Luiz Fernando comentou sobre a dificuldade de cursos técnicos em Mecânico de Aeronaves. Coincidentemente, este é um dos cursos que o SENAI SP oferece. Cervone, imediatamente, ligou para o diretor Regional do SENAI São Paulo, Ricardo Figueiredo Terra, para alinhar a vinda de uma Escola Móvel para Jundiaí atender a demanda que já existe na cidade.

O gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, participou do encontro de maneira virtual. “O planejamento adotado pelo governo municipal é totalmente aderente aos propósitos do CIESP. Jundiaí, inclusive está preparando um plano de longo prazo que nós batizamos de Agenda 2050, que passa pela escuta da sociedade e estabelece pontes das políticas públicas com as dimensões do desenvolvimento sustentável, daqui para o futuro”, comentou.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí

Comente