História

 

Idealismo e luta marcam trajetória do Ciesp em Franca

A fundação do Ciesp em Franca, em 29 de julho de 1968, muito deve a dois devotados trabalhadores – o prefeito da cidade, Hélio Palermo, e o empresário Waldemar Verdi, de São José do Rio Preto, que tanto vem se dedicando, ainda hoje, à causa da Indústria.

Conforme consta dos arquivos da Diretoria Regional, uma longa troca de correspondências com o Departamento de Coordenação dos Serviços Regionais (Decor) teve início em março de 1967, culminando, em 29 de julho de 1968, com a criação desta DR.

Pode-se dividir os passos dessa trajetória em algumas datas, que foram marcantes para a história da DR do Ciesp em Franca.

Março de 1967. Em reunião da Diretoria Executiva, na Capital, delegados regionais de Marília, Osasco, Sorocaba e Ribeirão Preto manifestaram-se favoráveis à criação da “Delegacia” Regional de Franca, abrindo caminho para novos estudos a respeito.

Junho de 1967. De posse de uma carta do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif), o prefeito da cidade, Hélio Palermo, segue para São Paulo a fim de convencer os diretores do Ciesp pela instalação da nova Diretoria.

Junho de 1967. A proposta ganha adesão de outras regionais e de empresários. O presidente da Fiesp e do Ciesp, Theobaldo De Nigris, manifesta-se favorável à criação da unidade, mas estabelece, como condição, que sejam indicados os primeiros associados para a futura DR.

Julho de 1967. Hélio Palermo, prefeito municipal, encaminha a Theobaldo De Nigris, presidente do Ciesp e da Fiesp, propostas de 51 futuros associados.

Agosto de 1967. O Departamento de Coordenação dos Serviços Regionais do Ciesp (Decor) comunica ao prefeito Palermo o recebimento das propostas e manifesta a certeza de que a nova Diretoria será, em breve, uma realidade.

Junho de 1968. O assunto é debatido na Assembléia Legislativa pelo deputado Cunha Bueno. Proposta é novamente levada ao presidente do Ciesp e Fiesp, Theobaldo De Nigris.

9 de Julho de 1968. O Comércio da Franca publica na manhã do dia 29 a manchete: “Será instalada hoje nesta cidade a Delegacia do Ciesp”. Entretanto, tratava-se de visita de Waldemar Verdi, então delegado do Ciesp em São José do Rio Preto. Nesta visita, Verdi reforçou aos industriais da região a importância de uma representação do Ciesp na cidade. Compareceram ao encontro histórico: João Cândido Falleiros, vice-presidente da Câmara Municipal; Luiz Baptista Pereira, advogada do Acif; Nelson Palermo, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca; Luiz Carlos Facury, representando o jornal Comércio da Franca e a Rádio Piratininga. Os industriais Francisco Hermano Pulicano, Antonio Galvão de Oleira, Antônio Rocha, Antônio Schiavotelli, Omar Pucci, Arnaldo Tasso, Jorge Alexandre ATtiê, Gastão Pucci Pulicano, Hugo Luiz Bettarello e Carlos Brigagão.

11 de julho de 1968. Waldemar Verdi comunica ao Decor o resultado dessa reunião e declina o nome do primeiro delegado do Ciesp em Franca, Roberto David. Como primeiro ato, David remeteu a Haroldo Augusto Barbosa Rosas, delegado do Ciesp de Ribeirão Preto, relação com nomes dos industriais que comporiam o quadro associativo e dirigente da nova Delegacia. Eram eles: Roberto David – Delegado Regional; Carlos Brigagão – Vice-delegado. Conselheiros: Alexandre Evangelista Noronha; Américo Palermo; Antônio Della Torre; Antônio Galvão de Oliveira; Antônio Rocha; Antônio Schiavotelli; Fauze Abbud; Francisco Hermano Pulicano; Hugo Bettarello; Jorge Alexandre Attiê; Luiz Barsanulfo Barini; Nelson Palerno; Osmar Pucci; Orlando Paludetto; Orlik Silva; Osvaldo Sábio de Mello e Rubens de Mello. Como suplentes: Arnaldo Pucci, Arnaldo Tasso; Carmilon de Mello; Clóvis Meneghetti; Delcides Presotto Filho; Isaac Emiliano Queiroz; Jaime Tellini, Julio Flauzino; Mario Bettarello; Marcio Andrade Nogueira.

22 de julho de 1968. Remetida correspondência a São Paulo, solicitando homologação da criação da DR.

29 de julho de 1968. Comunicado do Decor, de número 014735, agradece o empenho e atuação de Waldemar Verdi, delegado do Ciesp em S. José do Rio Preto.

1º de agosto de 1968. Decor envia carta à nova DR, nos seguintes termos: “Pela presente, apraz-nos comunicar a V.Sa. que, em reunião de 29/07/1968, a Diretoria Executiva, nos termos dos Estatutos da Entidade, homologou os nomes dos industriais aclamados em reunião do dia 9, do mesmo mês, nessa cidade, para integrarem o quadro diretivo da recém-fundada Delegacia Regional do Ciesp em Franca. Congratulamo-nos com V.Sa. e também com o vice-delegado, Carlos Brigagão, e senhores conselheiros”.

Atualmente, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, entidade com 85 anos, é composta por 43 Diretorias, abrangendo todos os Municípios do Estado de São Paulo.

 

Área de abrangência do Ciesp Franca: