Inicio do conteudo

• FAPESP

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544463179

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apóia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

A FAPESP apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Dentre as modalidades de apoio, destacamos:

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544463179

Clique na figura e conheça o programa.

Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas

O PIPE foi criado em 1997 e destina-se a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa selecionados para apoio no PIPE deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com micro ou pequenas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização.


As propostas de pesquisa são avaliadas em lotes, quatro vezes ao ano. Os prazos finais para apresentação de propostas para cada ciclo de análise são:

1) Para o 1º Ciclo de Análise: 29/01/2018

2) Para o 2º Ciclo de Análise: 02/05/2018

3) Para o 3º Ciclo de Análise: 30/07/2018

4) Para o 4Ciclo de Análise: 29/10/2018


São objetivos do PIPE:

a) Apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica, promover o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das micro ou pequenas empresas;
b) Criar condições para incrementar a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento econômico e social;
c) Induzir o aumento do investimento privado em pesquisa tecnológica;
d) Possibilitar que micro ou pequenas empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa visando à inovação tecnológica;
e) Contribuir para a formação e o desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico nas micro ou pequenas empresas e para a colocação de pesquisadores no mercado de trabalho empresarial.

Tenha acesso aos projetos apresentados. (clique aqui)

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544463179

Clique na figura e conheça o programa.

Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas

O PAPPE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs estaduais, que busca financiar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produtos e processos inovadores empreendidos por pesquisadores que atuem diretamente ou em cooperação com empresas de base tecnológica.
Por meio desse Programa, a FINEP e a FAPESP poderão apoiar empresas cujo relatório final já tenha sido encaminhado ou que já tenham obtido aprovação do relatório de conclusão do primeiro ano da FASE II do PIPE pela assessoria da FAPESP. Essas empresas poderão se candidatar a financiamento parcial dos custos da FASE III, em que é feito o desenvolvimento da inovação tecnológica decorrente da execução do projeto financiado pela FAPESP.

Tenha acesso aos projetos apresentados. (clique aqui)

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544463179

Bolsas

Destinam a estudantes de graduação e pós-graduação; e os Auxílios, a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas. As Bolsas e Auxílios são concedidos por meio de três linhas de financiamento: Linha Regular, Programas Especiais e Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica.
A Linha Regular atende a demanda espontânea, isto é, as propostas de projetos apresentadas por iniciativa dos estudantes de graduação e pós-graduação e de pesquisadores-doutores.

Clique aqui e conheça as bolsas disponíveis.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544463179

(foto: Eduardo Cesar) – FAPESP

Outros auxílios

Conheça os demais auxílios promovidos pela FAPESP. (clique aqui)