Inicio do conteudo

Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Derex

O Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) do Ciesp tem como objetivo atuar estratégica e ativamente no apoio, defesa e representação da indústria paulista no comércio internacional.

O Derex cumpre a sua missão por meio do trabalho articulado de suas áreas estratégicas:

Negociações Internacionais
A amplitude da base de representação do Ciesp e da Fiesp e a diversidade de temas de seus interesses tornam necessário o acompanhamento sistemático das negociações internacionais em que o Brasil está envolvido. Dessa forma, a área de Negociações Internacionais atua na elaboração de estudos e análises técnicas para subsídio à tomada de posição, bem como contribui na articulação dos interesses do setor privado perante o governo brasileiro. Dentre os temas tratados incluem-se as negociações sobre comércio, investimentos, serviços, tributação e meio ambiente.

Defesa Comercial
Em um contexto de competição acirrada por mercados e consumidores, torna-se vital promover a isonomia competitiva da Indústria e assegurar um ambiente de negócios justo e livre de práticas desleais e ilegais de comércio. Para tanto, as atividades da área de Defesa Comercial compreendem a identificação de práticas ilegais e desleais de comércio, o auxilio técnico e institucional na superação de barreiras às exportações, além do trabalho coordenado com órgãos públicos e entidades privadas para combater os ilícitos à propriedade intelectual.

Promoção Comercial e de Investimentos
A internacionalização das empresas brasileiras é o principal objetivo da área de Promoção Comercial e de Investimentos, por meio de ações que contribuam para o incremento do fluxo de comércio e investimentos externos. As ações da área contemplam serviços de inteligência comercial, rodadas de negócios, participação em feiras internacionais e realização de missões empresariais ao exterior. A área também integra a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (CIN) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Análise Econômica do Comércio Exterior
A área de Análise Econômica do Comércio Exterior fornece diagnósticos sobre a inserção internacional da indústria brasileira, monitorando as mudanças nos padrões de comércio e investimentos e os impactos para a formulação de estratégias da Indústria. Para realizar este trabalho, desenvolve estudos analíticos e elabora indicadores destinados a mensurar os fenômenos econômicos relacionados ao comércio exterior brasileiro, buscando alertar a indústria, a sociedade e o governo das oportunidades e dos riscos relacionados ao processo de internacionalização do Brasil.

Certificado de Origem
A área de Certificação de Origem tem como objetivo fornecer aos exportadores um dos principais documentos no processo de exportação, beneficiando o exportador brasileiro com a redução ou isenção do imposto de importação nos países com os quais o Brasil possui acordos de comércio. Por meio do Ciesp, o nosso time de profissionais de comércio exterior está presente em todo o Estado de São Paulo para assistência à Certificação de Origem. Além do Certificado de Origem, a área também administra a Declaração de Livre Venda – DLV. Um documento que visa apoiar aos exportadores brasileiros no acesso a mercados externos, tão somente para produtos destinados ao uso ou consumo humano ou animal, desde que possuam registro ou isenção (comprovadamente) de registro na ANVISA ou no MAPA.

Apoio e Facilitação do Comércio Exterior
O objetivo da ampliação das exportações depende, muitas vezes, de procedimentos aduaneiros mais ágeis e menos onerosos. A área de Apoio e Facilitação do Comércio Exterior atua para promover políticas de melhoria do ambiente de comércio exterior. Ademais, a área oferece também apoio para as empresas exportadoras em procedimentos operacionais, de importação e exportação.

Contato:
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
Av. Paulista 1313, 4º andar
CEP: 01311-923 São Paulo – SP
Tel.:(11) 3549-3204
E-mail: comercioexterior@ciesp.com.br