Indústria apoia Defesa Civil em combate a chuvas

A bancada (da esquerda para a direita): Dr. Jair Santoro, Geólogo do Instituto Geológico / FMA; Coronel PM Helena dos Santos Reis, Secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil; Regina Elsa Araújo, Coordenadora Regional de Defesa Civil – Redec I-2; Major Daniel Tenório dos Santos‚ Comandante do 6° Grupamento dos Bombeiros

Nos últimos dias 23 e 24 de novembro, o Cide e Ciesp Cubatão sediaram a Oficina preparatória para Chuvas de Verão, realizada pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Metropolitana da Baixada Santista / Redec I-2 e Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec).

O objetivo do encontro foi instruir e tirar dúvidas dos participantes das 9 defesas civis dos municípios que integram a Região Metropolitana da Baixada Santista e outras regiões sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil, que visa expor medidas ideais a serem tomadas em caso de riscos de escorregamentos de encostas e ressaca do mar, provocados pelas fortes pancadas de chuvas e raios durante o período de verão, época em que o índice pluviométrico tende a ser maior. O início das operações na região vai de 1° de dezembro de 2017 até 31 de março de 2018, com possibilidade de postergação.

O alerta de prevenção aumenta na estação por conta da grande quantidade de pessoas que visitam à Baixada Santista no período das festas de final do ano e férias, com uma previsão de três vezes mais que o restante do ano.

O Plano Preventivo de Defesa Civil, estabelecido por decreto pelo Governo do Estado de São Paulo, devido a ocorrência de 10 mortes providas de deslizamentos ocorridos em fevereiro na década de 80 em Cubatão, completará 30 anos em 2018.

“A Indústria é parceira da Defesa Civil na segurança coletiva da região e reconhece o trabalho efetivo do Plano Preventivo para o período de chuvas de verão. É de extrema importância estar envolvido em uma ação que visa unicamente a saúde e integridade da população”, disse o Gerente do Cide e Ciesp Cubatão, Valmir Ramos Ruiz.