Encontro dos Médicos das Indústrias debate Reforma Trabalhista e novos procedimentos da perícia do INSS

Palestras esclareceram dúvidas de participantes de áreas diversas

Profissionais de Saúde Ocupacional e áreas correlatas reuniram-se no último dia 20 de outubro para o 32° Encontro dos Médicos das Indústrias de Cubatão (Emic). O evento, realizado pela Comissão Técnica de Medicina Ocupacional (Commed) do Centro de Integração e Desenvolvimento Empresarial da Baixada Santista (Cide), com apoio do Ciesp Cubatão e Fiesp/Depar, visa discutir anualmente assuntos de influência para o Polo Industrial de Cubatão.

Neste ano foram abordados dois temas: “Reforma Trabalhista – Visão do Polo Industrial” pela manhã, que também foi destinado às áreas de Recursos Humanos e Jurídica, e “Novos procedimentos na perícia médica do INSS” à tarde, exclusivamente para médicos.

A gerente do Departamento Sindical da Fiesp/Depar, Dra. Daniele Azevedo, iniciou o evento no primeiro período explanando a modernização da legislação trabalhista, com o foco em relações coletivas e individuais de trabalho, novas modalidades de contratação e processos. Logo após, foi promovido um debate sobre o tema entre os coordenadores e membros das Comissões Técnicas de Medicina Ocupacional (Commed), Recursos Humanos e Jurídica (Comtajur) do Cide. A discussão levantou questionamentos sobre o efeito da nova Reforma em cada área das comissões.

No segundo período, a médica chefe da Seção de Saúde do Trabalhador do INSS Santos, Dra. Ana Luiza Serra Moura Correia, apresentou as atualizações da Legislação Previdenciária com impacto na perícia médica, com histórico e principais mudanças da medida em relação à carência, revisões dos benefícios, reabilitação e concessão judicial.

O diretor do Cide, Fiesp/Depar e Ciesp Cubatão, Raul Elias Pinto, ressaltou a singularidade do 32° Emic. “Ao longo destes anos, o Emic sempre foi uma oportunidade de praticar a sinergia entre diferentes áreas das empresas do Polo Industrial de Cubatão. As palestras foram de suma importância na atualização dos profissionais perante aos temas e este é um dos compromissos do Cide e Ciesp Cubatão para com o desenvolvimento da Indústria”.

“O evento atendeu plenamente as minhas expectativas. Vários pontos relevantes à área Jurídica foram esclarecidos. Sem dúvida, a didática e facilidade no desenvolvimento e exposição do tema me ajudaram a entender as futuras mudanças na Reforma”, afirmou o coordenador da Comtajur, Dr. André Ferreira.

O coordenador da Commed, Dr. Marcelo Hernandez, elogiou as apresentações e os temas escolhidos. “O Cide, por meio da Commed, promoveu mais um evento que trouxe novos conhecimento a todos os participantes, reunindo diversos profissionais de áreas distintas e reforçando os resultados pelo trabalho em equipe”.

“A participação dos profissionais de Recursos Humanos neste ano foi de grande importância. As palestras e o debate sanaram dúvidas significativas sobre o tema em nossa área”, comentou o coordenador da Comissão de Recursos Humanos, Luiz Medeiros.