Ciesp Cubatão completa 50 anos

O Ciesp Cubatão completa hoje (8) meio século de atuação como um dos principais atores a favor do desenvolvimento sustentável das indústrias. Além de Cubatão, a sede contempla em sua jurisdição mais duas cidades: Guarujá e Bertioga.

Ao longo de suas 13 gestões, a regional esteve inserida em diversas atividades relacionadas às suas associadas e integrou temáticas importantes para o Polo e região. Destacam-se o Programa de Recuperação Ambiental, Agenda 21, Empregabilidade e Qualificação Profissional e Logística.

A entidade apoiou as indústrias no Programa de Recuperação Ambiental da Serra do Mar. A iniciativa contou com a participação de diversas empresas na reconstituição da vegetação circunvizinha do Polo. O projeto contou com investimento de mais de 1 bilhão de dólares e todas as fontes de poluição primária foram controladas, tornando Cubatão reconhecida pela ONU como cidade-símbolo da Ecologia e exemplo de Recuperação Ambiental. Até hoje, foram destinados mais de 3 bilhões de dólares em gestão ambiental e em outras medidas preventivas.

O Ciesp Cubatão, junto ao Poder Público e sociedade civil, contribuiu para a elaboração da Agenda 21 – A Cidade que queremos. O programa conta com um planejamento estratégico e mais de 280 objetivos em prol do crescimento e desenvolvimento sustentável do município. A entidade integra o Comitê Permanente da Agenda 21 em Cubatão e está diretamente ligada aos assuntos relacionados à logística, emprego e qualificação profissional.

Nos últimos anos, grandes construções foram realizadas para eliminar os entraves logísticos no Polo, como pontes de interligação e a ampliação de faixa da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, principal acesso às indústrias. As melhorias contribuíram para melhorar o tráfego de veículos e trouxeram mais dinamismo no processo de escoamento de produtos.

Frente aos altos índices de desemprego no País nos últimos anos, o Ciesp Cubatão e a Prefeitura Municipal firmaram um acordo para o fomento da empregabilidade local. As indústrias associadas à entidade e suas prestadoras de serviço divulgam suas vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para centralizar oportunidades à mão de obra cubatense.

Por fazer parte da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), também foi estabelecida uma parceria com o Sesi e Senai na preparação de jovens e trabalhadores para o mercado através do ensino de educação básica e profissional.
O Ciesp Cubatão hoje também conta com serviços diferenciados para suas associadas:

  • Certificado Digital – autenticidade jurídica de assinaturas de documentos transmitidos por um computador, de forma a assegurar a proteção de transações e a troca virtual de documentos, mensagens e dados;
  • Certificado de origem – um dos principais documentos no processo de exportação que beneficia o exportador local com redução ou isenção de imposto de importação nos países com os quais o Brasil possui acordos de comércio;
  • Cursos e convênios com benefícios exclusivos;
  • Relatório Anual – informações sobre a contribuição do Polo para a economia e desenvolvimento sustentável do País por meio dos principais segmentos de produção, investimentos, gestão ambiental e responsabilidade social.


Para o diretor titular do Ciesp Cubatão, Raul Elias Pinto, a data representa todo o aprendizado e esforço da entidade em contribuir para fortalecimento da indústria na região e em todo País. “Os 50 anos da entidade nos traz um sentimento nostálgico sobre as grandes realizações em nossa história, incentivadas pela sinergia de diversos parceiros importantes. Permaneceremos firmes ao lado da indústria diante dos desafios que estão por vir e esperamos comemorar muitos anos de bons resultados”.

Comente