Ciesp Cubatão comemora 48 anos

Hoje, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional de Cubatão completa 48 anos de atividades.

Contemplando os municípios de Guarujá e Bertioga em sua regional e com 45 empresas associadas, o Ciesp Cubatão permanece com o objetivo de promover a cidade como oportunidade de investimentos, principalmente para indústrias do segmento de transformação.

O Ciesp Cubatão apoia com uma representatividade estadual e nacional na indústria brasileira o Condomínio Industrial da cidade, gerido localmente pelo Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide). Reconhecido como maior Polo Industrial da América Latina no segmento de base, o Condomínio oferece matérias-primas de alta qualidade dos tipos Petroquímico, Químico, Siderúrgico, Logístico e de Fertilizantes, segmentos que contribuem diretamente para economia como um todo no País.

Além disso, Cubatão conta com outras características diferenciadas e favoráveis a empresas que desejam estabelecer negócios na região e Estado:

  • Malha abundante de água e energia, por meio de usinas das modalidades hidrelétrica e termelétrica;
  • A mais completa malha logística do País, que se conecta diretamente e em curta distância ao Porto de Santos e ao maior mercado do País, a cidade de São Paulo;
  • Mão de obra qualificada e universidades/escolas técnicas vocacionadas para a Indústria;
  • Cidade símbolo de recuperação ambiental, com suas ações de preservação ao Meio Ambiente reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Sinergia com o Poder Público, Comunidades e outros órgãos em prol da cidade;
  • Planejamento estratégico da Agenda 21 – a cidade que queremos em 2020, estudo realizado em 2005 que contempla 282 projetos e 17 temas, cujo o compromisso é promover o desenvolvimento sustentável do município e, consequentemente, da Baixada Santista.

O Ciesp foi instalado em Cubatão no ano de 1971. Na época da fundação da regional, Cubatão tinha 23 indústrias de base e já era uma potência Química e Siderúrgica. Fundado em 1928, na capital do Estado, o Ciesp tem hoje 42 diretorias regionais.

A diretoria do Ciesp Cubatão é atualmente composta pelo diretor-titular Raul Elias Pinto, representando a empresa Transportadora Meca, o primeiro vice-diretor Americo Ferreira Neto, representando a empresa Usiminas, o segundo vice-diretor José Roberto Heleno de Marquis, representando a empresa Unigel, e o gerente regional Valmir Ramos Ruiz.

Para Raul Elias Pinto, os esforços em atrair indústrias de transformação para Cubatão visam principalmente o desenvolvimento econômico do município. “Estamos visitando diversas câmaras de comércio para divulgar o potencial de Cubatão e seu Condomínio Industrial. Estamos otimistas com a percepção que estamos colhendo nestes encontros e com esperança de trazer indústrias de transformação, contribuindo, consequentemente, para a geração de emprego e fomento do comércio local”.

Valmir Ruiz reforça que a sinergia é a força para alavancar resultados positivos. “O Ciesp Cubatão tem muitos anos de história, representando a indústria cubatense no País. Hoje, ele caminha ainda mais forte lado a lado ao Cide, Poder Público, Comunidades, Comércio e Outros Órgãos. Juntos, trabalharemos incansavelmente para o desenvolvimento sustentável da cidade e contribuiremos para um legado de sucesso em Cubatão”.

 

Comente